sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Música pode ajudar a ter um melhor rendimento durante o treino ?


Você já esteve no meio de um exercício pesado, com fones de ouvido, quando sua música mais pesada desaparece apenas para ser substituída por alguma baladinha romântica? e ai você senti que isto te atrapalhou ? Se assim for, então você sabe que a música pode, em algum nível, afetar o seu desempenho durante o treino. Esse exercício pesado que você começou com entusiasmo pode se tornar uma luta de vida ou morte sem as músicas certas.

Mas quais são as musicas certas para treinar com "agressividade" exatamente? Todos nós temos nossas músicas favoritas para encontrar esta motivação extra que falta em diferentes gêneros, como ( ROCK, POP, HIP-HOP,FUNK e etc..). Mas a ciência pode ter algo a dizer sobre isso.

"Pesquisadores da Universidade de Brunel(Londres, Inglaterra) descobriram que as músicas de andamento mais rápido e de maior intensidade afetam certas estruturas cerebrais que podem aumentar a percepção visual, a atenção e o controle motor durante a execução reativa"diz(Greg Chertok). Em outras palavras, músicas de alta intensidade podem facilitar tempos de reação mais rápidos.

Tempos de reação mais rápidos estão associados com maior excitação do sistema nervoso central e um maior recrutamento de unidade motora,gerando assim um grande aumento no desempenho durante a execução de cargas altas de trabalho. 

(Chertok) lembra que músicas motivacionais como por exemplo Eyes of Tiger, tema do filme Rocky o lutador,também podem dar efeitos semelhantes a músicas mais pesadas intensas como por exemplo Welcome to the Jungle, dos Guns 'N Roses. 

Minha Analise: A música ajuda sim, e muito, durante o treino. As vezes precisamos de algo mais para rendermos melhor durante os exercícios, e acho que música é uma boa opção, além de nos mantermos focados ela nos estimula a superar nossos limites. Mas para isto, precisamos escolher as músicas certas sejam elas motivacionais ou "agressivas".




Fonte: Muscle&Fitness
Texto: Eric Velasquez
Texto traduzido e adaptado: Diego Dal Sasso

 

                      

                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário